Jogos de Negócios: Simulação Empresarial na formação de Gestores

O ensino da Administração no Brasil baseia-se em um sistema herdado da pedagogia, o que coloca a formação em uma situação delicada devido à incompatibilidade do sistema tradicional (quadro x giz) com as aceleradas mudanças e incertezas do mundo dos negócios.

Para formar profissionais preparados para o mundo dinâmico do ambiente empresarial as instituições de ensino superior, no âmbito dos cursos de administração e similares, precisam adequar seus projetos pedagógicos à atual realidade, buscando novas ferramentas de ensino que consigam conciliar teoria e prática, proporcionando aos acadêmicos uma visão holística de sua futura profissão.

Nesse contexto, as simulações empresariais constituem-se em uma proposta alternativa, pois não deixa de considerar as várias linhas de pensamentos e teorias de ensino, mas contempla os aspectos dinâmicos da sociedade contemporânea. Essa ferramenta pode favorecer a aprendizagem através da prática simulada, dando maior conhecimento vivencial aos profissionais que estão sendo preparados.

Por Edimilson                                                                               

Fonte:  http://new.administradores.com.br/informe-se/artigos/jogos-de-negocios-simulacao-empresarial-na-formacao-de-gestores/26433/